ALTO DO TABOR

O Alto do Tabor fica localizado no Distrito de São Bernardo, distante cinco quilômetros do município de Luís Gomes, Rio Grande do Norte. É um local de forte simbologia e prática religiosa, além de ser o ponto geográfico mais elevado do município.
O local tem muitas histórias e uma ampla visão panorâmica das redondezas, fincado sobre um enorme lajeiro, sobre o qual tem o rastro da pegada lendária de Nosso Senhor, do jumentinho e da bota de São José, próximo ao cruzeiro.
Ao centro se encontra uma pequena capela conhecida por “Igreja da Santa Cruz”, fundada a partir de uma visão de Dona Geralda, filha do decurião “Pai Velho”. Conta-se que ela fora deixar comida na roça, quando sentiu uma intensa atração pelo local, dirigindo-se ao lugar viu uma cruz “flutuando” e uma voz a dizer: “Construa aqui a Igreja da Santa Cruz, da minha Santa Cruz!”. A mãe de Dona Geralda estava presente, mas nada viu, apenas um barulho. Ela foi construída e dedicada aos corações de Jesus e Maria.
Além disso, os relatos afirmam que no mesmo espaço, há muitos anos, havia uma pequena comunidade e um cemitério, a partir de evidências e achados como restos de construções e cerâmica. Outra lenda marcante do Alto do Tabor foi contada por Pai Velho, antigo decurião, que presenciou a aparição de um caixão preto, no chamado “Tanque do Cachorro”, nas proximidades.
O Alto do Tabor foi o principal cenário de autoflagelação dos Penitentes. É considerado um lugar sagrado e de adoração, purificado e espiritualizado por expressões genuínas de fé, altruísmo e convicção no poder da oração e do arrependimento, especialmente pelo flagelo do corpo, os rituais marcados pelo sangue e a esperança de prosperidade para o atual Distrito de São Bernardo.
Atualmente, é um dos principais pontos turísticos religiosos do município de Luís Gomes, juntamente com a Igreja Matriz de Senhora Santana e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. 
Informações: Francisco Jacó de Oliveira, missionário de São Bernardo - Luís Gomes/RN.
Texto e Edição: Antonio Roberto Fernandes do Nascimento.