LUÍS GOMES: FENACUT EDIÇÃO 2016

A Feira de Negócio e Atividades Culturais e Turismo (FENACUT) é um dos eventos mais importantes e integradores da cidade serrana. Depois de alguns anos adormecida, por conta de problemas climáticos e financeiros, ressurge nesse ano com um gosto especial.
A XI Edição da FENACUT acontece nos dias 03 e 04 de julho de 2016, com uma série de atividades artísticas, socioculturais, educativas e com uma visão mais dinâmica para o turismo. É um momento marcante nas festividades de emancipação de Luís Gomes.
A FENACUT é um evento estratégico no desenvolvimento e na visibilidade das potencialidades do município, seja na intensificação do turismo ecológico, no fortalecimento do médio e microempreendedor ou  na formalização de parcerias e negócios. A Feira é muito mais, quando é intercâmbio da arte, da cultura, do pensar, do entretenimento, além de reconhecer o valor de seu povo e de sua terra.
A FENACUT teve sua 1ª Edição em 2002, no segundo mandato do então prefeito, Pio X Fernandes. É um evento de sumptuosidade, mas que se inspirou e nasceu de ideais e lutas de outros atores da sociedade luís-gomense.
“No princípio foi o sopro do JUCAM, jovens com um ideal de comemorar a emancipação política do seu município. Com simplicidade e criatividade, Dr. Aguinaldo Fernandes Dantas, Prefeito à época, juntamente com o JUNAC, ROTARY, ROTARACT, passaram a pesquisar e mostrar para a comunidade a importância do dia “5 de julho de 1890”, data da Emancipação Política de Luís Gomes.
Foram muitas emoções até chega a grande festa do centenário, em 1990, na administração do Pe. Osvaldo, com a inauguração da “Praça do Centenário” (hoje, “Praça Jáder Torquato do Rêgo”), a realização de desfiles e criação do hino do município pelas alunas Maria do Socorro Bento e Heloisa Almeida, do Colégio Municipal Pe. Osvaldo. Assim, entra na história o Colégio municipal Pe. Osvaldo, que, na busca de desenvolver e resgatar a cultura popular do nosso município, começou a realizar a FACUC: Feira de Atividades Culturais do Colégio.
No início, mais uma vez houve dificuldades, porém, como uma semente boa que se germina e dá frutos, o Colégio criou uma das mais importantes páginas da nossa história.
As feiras eram de encantar a qualquer cidadão e nesse encantamento deslumbrado, na administração de Dr. Pio X Fernandes, veio o grande e maravilhosa FENACUT - Feira de Atividades Culturais e Turísticas do nosso município” (Cartaz da Programação da Festa 121 anos de Emancipação Política de Luís Gomes).
A FENACUT tem uma missão importante a desempenhar. Ao fim precisamos avaliar os seus impactos positivos para a comunidade, as vantagens alcançadas, as aberturas feitas para quem deseja empreender, a ampliação de oportunidades de emprego e renda, a promoção da cidadania e da participação de todos...