PROJETO TURISMO SUSTENTÁVEL

Divulgação e valorização do turismo de Luís Gomes/RN.

APRESENTAÇÃO – Luís Gomes/RN localiza-se na região do Alto Oeste Potiguar, mais precisamente na mesorregião do Oeste Potiguar e na microrregião da Serra de São Miguel (Latitude: 06º 24' 50" S, Longitude: 38º 23' 19" W). Possui uma altitude de 636m (8ª maior do estado), área de 181,5 Km² e a uma distância de 446 quilômetros da capital do estado, Natal.
Luís Gomes-RN, cidade serrana, com população estimada em 10.086 habitantes (IBGE, 2014), limita-se, ao Norte com os municípios de Riacho de Santana e Coronel João Pessoa; ao Sul com o município de Uiraúna (PB); ao Leste com os municípios de José da Penha e Major Sales; a Oeste com o município de Venha Ver.
O município conta com atributos geográficos e culturais que, em conjunto, o singularizam positivamente no cenário regional. O clima é sub-úmido, com temperatura média anual de 28,1ºC, unidade relativa do ar média anual de 66%, as belas paisagens com pontos de observação privilegiados, a nascente do Rio Apodi-Mossoró e as quedas d’água, as opções de trilhas e esportes de aventura, a culinária e o artesanato local, as festas tradicionais e populares, o acolhimento e espírito pacífico do povo, atestam todo seu potencial estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo e fomentação de mecanismos para geração de emprego e renda.
Além de possuir um patrimônio natural de rara beleza e a manutenção de festas tradicionais que atraem visitantes e turistas de várias partes do país, o município também dispõe de uma estrutura básica para o melhor aproveitamento de suas riquezas naturais e culturais, como o Complexo Turístico “Mirante” e Complexo Turístico do Relo, que se destacam pelas suas belezas naturais e climáticas. Ainda temos o Alto do Tabor e a Igreja Matriz de Senhora Santana, com grande capacidade de atração e fidelização de público religioso.
Entretanto, o setor encontra-se desaquecido e estagnado, principalmente por falta de medidas público-administrativas de promoção, a inexistência de um órgão municipal voltado ao turismo, a ausência de parcerias público-privadas, a ingerência de um setor crítico e estratégico para a municipalidade. Um problema grave para uma localidade que não possui indústrias, centros comerciais, além da baixa incidência de investimentos privados. É evidente a necessidade de equacionar os gaps do setor turístico do município a partir de iniciativas inovadoras, tecnológicas e criativas, a fim de torná-la um Polo Turístico efetivo e que progrida a partir da premissa do desenvolvimento sustentável.
O projeto em tela tem o propósito de fortalecer o turismo local através de um programa de atividades voltadas a difusão e divulgação dos pontos turísticos de Luís Gomes, mais especificamente, aqueles que se destinam ao turismo natural e religioso, visando o aumento considerável de pessoas para acesso, convívio e apreciação desses locais. Para isso, uma série de medidas planejadas de exposição e valorização do turismo de Luís Gomes devem ser implementadas: peças publicitárias em TVs, jornais e sites regionais, veiculação de vídeos promocionais, participação em congressos, conferências e feiras do setor, desenvolvimento de aplicativo de informações de georeferenciamento dos pontos a serem visitados, mapeamento e sinalização dos pontos turísticos, ensaios fotográficos. 
Com o potencial turístico do município de Luís Gomes, juntamente com um trabalho de valorização, comunicação (marketing) e popularização desses valores imateriais, todos saem ganhando: município, investidores, patrocinadores e comunidade em geral. Além da valorização do turismo local, do respeito e convívio com a natureza, da preservação dos ritos religiosos, gera-se um aumento de demanda e investimentos para a hotelaria, artesanato, comércio, restaurantes, quiosques, feiras locais, venda de souvenirs, dentre outros, aumentando e diversificando, consideravelmente, as fontes de renda.

JUSTIFICATIVA – A atividade turística corresponde a um segmento promissor na economia mundial e se destaca por colaborar, de forma qualitativa, com a valorização do patrimônio histórico-cultural e público, com a conscientização e aprendizagem de valores fundamentais a vida humana e o respeito às diversidades culturais e étnicas.
Este projeto valoriza o turismo de Luís Gomes em seu potencial econômico e educativo, priorizando e difundindo a diversidade cultural, biológica regional e a promoção permanente de uma postura econômica voltada a preservação do ambiente e ecossistemas.
E tendo o município de Luís Gomes uma potencialidade incrível para o turismo, aspecto desejado e inviável para a maioria dos municípios das regiões próximas do Alto Oeste Potiguar, Alto Sertão da Paraíba e Região Centro-Sul do Ceará, é alvo do projeto por dispor das potencialidades socioambientais fundamentais para a implementação da atividade turística sustentável.
Mesmo porque, a maioria da população vive da agricultura de subsistência e do funcionalismo público. Essa perspectiva primária leva a comunidade a uma situação de escassez de recursos econômicos, dependência social e níveis baixos de desenvolvimento humano (IDH-M 0,608 - RN: 80º, PNUD/2010), sendo necessária a busca de alternativas viáveis para a transformação social, seja por meio da economia solidária, da gestão administrativa descentralizada ou por projetos que viabilizem a melhoria de vida dos luís-gomenses.
O “Projeto Turismo Sustentável” proporciona a retomada e crescimento do Polo Turístico de Luís Gomes, oportunizando a todos os visitantes, atividades de educação ambiental, pesquisa e lazer, direcionado à preservação do patrimônio natural e cultural da localidade. Contribui para a geração de trabalho numa ampla rede de negócios ligados ou voltados ao turismo e auxilia na redução de desmatamento e caça ilegal de animais selvagens, além de viabilizar uma nova concepção do uso do ambiente.

OBJETIVO GERAL
Divulgar os pontos turísticos de Luís Gomes por meio de estratégias de comunicação e marketing, para sua valorização, popularização e geração de desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Realizar zoneamento ecológico-econômico;
·        Produzir material de aerofotogrametria;
·     Envolver a comunidade local através de palestras educativas e de empreendedorismo;
·        Implantar a sinalização turística com ampla visibilidade, legibilidade e segurança;
·   Produzir material jornalístico (vinhetas, vídeos, textos) de divulgação para TV, rádio, sites e jornais da região;
· Desenvolver, junto à empresa especializada, aplicativo de informações de georeferenciamento;
·        Propor a criação o Museu “Padre Raimundo Osvaldo Rocha”;
·        Divulgar calendário anual de eventos religiosos;
·        Incentivar a criação de marcas e produtos turísticos e religiosos;
·        Implantar outdoors em locais estratégicos no município e região;
·        Elaborar materiais informativos com aspectos ambientais, econômico-culturais;
·        Resgatar conjuntamente com a comunidade eventos culturais regionais;
·        Propor a inclusão de conteúdos relacionados ao ecoturismo nas escolas da região;
·        Propor criação de site municipal de divulgação do turismo;
·        Propor a criação de uma secretaria municipal de Turismo;
·        Discutir o manejo sustentável do lixo com a população local e entes públicos.

PÚBLICO-ALVO
A divulgação do turismo luís-gomense se destina ao público em geral, desde crianças até idosos, inclusive pessoas com deficiência física, levando em conta valores como desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, educação ambiental, memória social, patrimônio imaterial, valorização do ser humano.

A estimativa é de impactar, de forma direta, um público de 10.000 pessoas. O público indireto, envolvido a partir das atividades turísticas será de aproximadamente 40.000 pessoas, de acordo com a duração de execução do projeto.






Escritores e produtores do Projeto: