LUÍS GOMES É POLO TURÍSTICO

O turismo é um segmento promissor na economia e se destaca por colaborar com a valorização do patrimônio histórico-cultural, com a conscientização e aprendizagem de valores fundamentais a vida humana e o respeito às diversidades culturais e étnicas.
Luís Gomes/RN é um Polo Turístico que se localiza na região do Alto Oeste Potiguar, mais precisamente na mesorregião do Oeste Potiguar e na microrregião da Serra de São Miguel (Latitude: 06º 24' 50" S, Longitude: 38º 23' 19" W). 
Possui uma altitude de 636 m (a 8ª maior altitude do estado), o que lhe confere um clima ameno, com uma área de 181,5 Km² e a uma distância de 446 quilômetros da capital do estado, Natal. 
Luís Gomes-RN, com população estimada em 10.086 habitantes (IBGE, 2014), limita-se, ao Norte com os municípios de Riacho de Santana e Coronel João Pessoa; ao Sul com o município de Uiraúna (PB); ao Leste com os municípios de José da Penha e Major Sales; a Oeste com o município de Venha Ver.
O município conta com atributos geográficos e culturais que, em conjunto, o singularizam positivamente no cenário regional. O clima é sub-úmido, com temperatura média anual de 28,1ºC, unidade relativa do ar média anual de 66%, as belas paisagens com pontos de observação privilegiados, a nascente do Rio Apodi-Mossoró e as quedas d’água, as opções de trilhas e esportes de aventura, a culinária e o artesanato local, as festas tradicionais e populares, o acolhimento e espírito pacífico do povo, atestam todo seu potencial estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo e fomentação de mecanismos para geração de emprego e renda.
E tendo o município de Luís Gomes uma potencialidade incrível para o turismo, aspecto desejado e inviável para a maioria dos municípios das regiões próximas do Alto Oeste Potiguar, Alto Sertão da Paraíba e Região Centro-Sul do Ceará, deve ser alvo de investimentos e empreendimentos no setor, por dispor das potencialidades socioambientais fundamentais para a implementação da atividade turística sustentável.
Além de possuir um patrimônio natural de rara beleza e a manutenção de festas tradicionais que atraem visitantes e turistas de várias partes do país, o município também dispõe de uma estrutura básica para o melhor aproveitamento de suas riquezas naturais e culturais, como o Complexo Turístico “Mirante” e Complexo Turístico do Relo, que se destacam pelas suas belezas naturais e climáticas. Ainda temos o Alto do Tabor e a Igreja Matriz de Senhora Santana, com grande capacidade de atração e fidelização de público religioso.
Com o potencial turístico do município de Luís Gomes, juntamente com um trabalho de valorização, comunicação (marketing) e popularização desses valores imateriais, todos saem ganhando: município, investidores, patrocinadores e comunidade em geral.
Além da valorização do turismo local, do respeito e convívio com a natureza, da preservação dos ritos religiosos, gera-se um aumento de demanda e investimentos para a hotelaria, artesanato, comércio, restaurantes, quiosques, feiras locais, venda de souvenirs, dentre outros, aumentando e diversificando, consideravelmente, as fontes de renda.

Mesmo porque, a maioria da população vive da agricultura de subsistência e do funcionalismo público. Essa perspectiva primária leva a comunidade a uma situação de escassez de recursos econômicos, dependência social e níveis baixos de desenvolvimento humano (IDH-M 0,608 - RN: 80º, PNUD/2010), sendo necessária a busca de alternativas viáveis para a transformação social, seja por meio da economia solidária, da gestão administrativa descentralizada ou por projetos que viabilizem a melhoria de vida dos luís-gomenses.
O Polo Turístico de Luís Gomes precisa retomar e reforçar suas potencialidades para oportunizar a todos os visitantes, atividades de educação ambiental e lazer, direcionado à preservação do patrimônio natural e cultural da localidade. Contribuir para a geração de trabalho numa ampla rede de negócios ligados ou voltados ao turismo e viabilizar uma nova concepção do uso do ambiente.