LUÍS GOMES: CULTURA DO MOVIMENTO

Praticar esportes, atividades físicas, ações recreativas, exercícios físicos, são alternativas que, reconhecidamente, melhoram a qualidade e expectativa de vida.
Com essas práticas, o indivíduo consegue melhorar e dinamizar aspectos físicos, emocionais e sociáveis, principalmente variantes como autoestima, motivação, boa forma, autocontrole, confiança, expressividade, bom humor, disposição, entre outros.
Além disso, um aspecto amplamente favorecido é a capacidade mental. Com uma rotina antisedentária (também inclui atividades culturais e de lazer), o indivíduo se torna mais dinâmico, ágil, disposto a raciocinar, aberto a novas experiências e descobertas.
Atualmente, em Luís Gomes, a cultura de movimento tem feito, amplamente, parte da rotina das pessoas, sejam nas instituições públicas e privadas, nas ruas e praças ou nas próprias residências.
Muitas atividades físicas podem ser feitas em casa, nas tarefas cotidianas, como lavar o carro, pintar uma parede ou subir uma escada. Pode ser feita jogando videogame, ao dançar uma música, em jogos e práticas lúdicas.
Entretanto, existem práticas e exercícios físicos que necessitam ser orientados por profissionais qualificados para evitar complicações à saúde dos praticantes. Em Luís Gomes, existem vários jovens que, por falta de orientação, acompanhamento especializado e ansiosos por resultados imediatos, colocam a própria vida em risco.
Apesar da militância cultural do movimento, Luís Gomes, apesar dos avanços e programas públicos em execução, ainda precisa de mais praças e eventos esportivos e recreativos, principalmente em algumas áreas rurais, como forma de ampliar, entre outras coisas, as modalidades desportivas no município, não se limitando apenas ao futebol e futsal.
Uma forma de garantir mais opções de práticas esportivas e recreativas, seria criar uma agenda anual de eventos, a partir de debates junto à comunidade. Quem sabe mais gincanas escolares? Muitos desses eventos não causariam, necessariamente, custos a gestão pública, pois a premiação seria a diversão, a interação social, a presença da comunidade prestigiando.
Ainda é preciso ressaltar a importância do Programa Segundo Tempo que promove aumento das práticas de movimento e, o trabalho da Fundação Francisca Fernandes Claudino que tem ofertado modalidades como Karatê, Ginástica, entre outras.
Com a cultura do movimento, é menos estresse, ansiedade, tristeza, angústia, solidão, cansaço, indisposição, depressão, ociosidade, apatia, vícios, imobilidade social...