LUÍS GOMES: HISTÓRIA E FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

O tenente-coronel Luís Gomes de Medeiros, potiguar natural de Caicó, chegou à região no ano de1756, com o objetivo de edificar raízes e de construir o futuro. Ao chegar a localidade, chamada de Serra do Senhor Bom Jesus, o Tenente Coronel construiu uma pequena casa, a primeira da futura povoação, e iniciou, em caráter experimental, um plantio de milho, feijão, mandioca e árvores frutíferas. Antes de regressar a Caicó, Luís Gomes de Medeiros passou a responsabilidade de cuidar das recentes plantações para seu fiel escravo Jacó. O escravo Jacó, trabalhador leal, deu conta do recado. Quando retornou a Serra do Senhor Bom Jesus, um ano depois, o Tenente-Coronel encontrou os frutos brotando da terra e o resultado do pioneiro trabalho sendo garantido pela fertilidade dos verdes campos da região.
As sementes para a fundação de uma nova povoação estavam definitivamente lançadas pela penetração no Alto Oeste Potiguar do obstinado caicoense. Não se sabe as razões que levaram Luis Gomes de Medeiros a deixar sua terra natal para aventurar-se nos rumos do desconhecido, nos distantes caminhos do extremo oeste. O povoamento da Serra do Senhor Bom Jesus foi se tornando realidade e mais exploradores foram chagando à localidade, construindo suas moradias, cultivando o solo, praticando a caça abundante, fazendo crescer o comércio local e avançando para outras áreas. Com o passar dos anos, os moradores da localidade decidiram mudar o nome do povoamento para Luís Gomes, numa merecida homenagem ao desbravador caicoense. Em 5 de julho de 1890, pela Lei nº 31, Luís Gomes foi desmembrado de Pau dos Ferros e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
Formação administrativa
Antes de Luís Gomes ser elevado à categoria de município, era um distrito anexado ao município de Pau dos Ferros. Esse distrito foi criado pela lei estadual nº 976, datada de 1º de junho de 1886. Somente mais de quatro anos esse distrito conseguiu se emancipar de território pauferrense, em 5 de julho de 1890, tornando-se novo município potiguar. A instalação oficial do município aconteceu somente no dia 6 de agosto de 1890. Em 1943, a grafia do município foi alterada de Luiz Gomes (com Z) para Luís Gomes (com S), nomenclatura mantida até os dias atuais.
O primeiro distrito criado e anexado ao município de Luís Gomes após a sua emancipação foi o ex-povoado de José da Penha, e o município passou a ser formado pelo distrito de Luís Gomes (sede) mais o distrito de José da Penha. Este último foi desmembrado e elevado à categoria de município cinco anos mais tarde, em 31 de dezembro de 1958. Quatro anos depois (1962), foi criado o distrito de Paraná e, no ano seguinte, os distritos de Major Sales e São Bernardo. Entretanto, os dois primeiros foram emancipados e elevados à categoria de município, sendo que o primeiro foi emancipado em 1963 e o segundo em 1992. Até os dias de hoje, o município é formado por dois distritos: Luís Gomes (sede) e São Bernardo.

FONTE: Wikipedia Luís Gomes.