PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL

O planejamento estratégico determina e incrementa, com vistas ao longo prazo, a filosofia da organização, seus objetivos, visão e expectativas de crescimento. Abrange toda a organização, bem como o ambiente externo ou contexto em que se insere. De modo que, é a área executiva responsável por avaliar informações, mudanças no mercado e tomar as decisões em benefício e sobrevivência da empresa.
Por sua vez, plano tático departamentaliza os planos estratégicos, organizando áreas mais específicas de atuação. No ambiente tático os planos são de médio prazo e absorvem os departamentos, secretarias e áreas funcionais. Além disso, sua responsabilidade é avaliar as operações organizacionais e produzir relatórios periódicos e detalhados para análise do setor estratégico.
Por último, o plano operacional, como o próprio nome diz, é definido as atividades, os planos de ação, as execuções e seus responsáveis, programas e orçamentos a serrem realizados. Nesse campo, o objetivo se volta para o curto prazo. Abarca, pois, as gerências, as supervisões e cargos que comandam pequenos ou médios grupos de pessoas.